sábado, 27 de fevereiro de 2010

A difícil arte de educar!


Estava aqui pensando sobre este assunto.... depois de uma manhã conturbada aonde precisamos sair para resolver umas coisas, comprar outras e tivemos que levar a nossa gatinha de 3 anos e meio junto... 
Tudo começou bem, tranquilo, até que ela começou a dar trabalho, chamar atenção, não se comportar, ficar me chamando quando estava conversando, correr pra lá, pra cá.... Depois tivemos que ir almoçar fora (sem empregada no sábado e já era bem tarde para fazer almoço) e ela já estava irritada, queria dormir e não queria almoçar, deu mais um trabalhinho para fazer ela comer (aliás essa tarefa é a que mais me deixa irritada, dar comida a ela).... Chegou lá querendo sorvete, falei que se comesse tudo ganharia o sorvete. Comeu até que razoalvelmente bem, ganhou o sorvete.... Dei uma mordida, aí ela não queria mais o sorvete, começou o panpeiro de novo... queria outro! Falei que nao ia dar outro e ela resolveu comer aquele mesmo.... No caixa começou a falar que queria chiclete... falei que não e o panpeiro começou de novo.... Nos enfezamos e ela ficou de castigo... pelo resto do dia não ia poder brincar no condomínio, andar de bicicleta, nada!
Chegamos em casa cansados, e decidimos tirar uma soneca... aí pronto, ela despertou e não queria mais dormir..... e claro, não conseguimos também dormir com ela em cima da gente o tempo todo....
Levantamos, descemos e ela começou a brincar.... quero isso, quero aquilo... 
As bolas do Pilates que damos aula no condomínio hoje estão em casa porque o salão vai ser usado para festa, ela queria brincar nas bolas. Deixamos um pouco com supervisão e depois coloquei num canto uma em cima da outra.... falei que nao era mais para mexer... Virei as costas e alguns minutos depois, advinhem o que aconteceu???????????
Ela tentou tirar a bola de baixo............. E a de cima caiu em cima da minha mesa de canto que tinha um abajur e um vaso de cristal......... Conclusão: CASTIGO! Outro!!!!!!!!!!!! Foi para o cantinho da reflexão pensar. E eu fiquei do lado de fora também pensando!!!!
Gente, trabalho com isso... dou dicas de educação infantil para os pais.............. MEU DEUS!!!!!! Sei tudo na TEORIA. TUDOOOOOOOOOOOOOOOOO. 

Aí lendo aqui achei isso:

O prazer de ver seu filho crescendo e mostrando, a cada dia, o que aprendeu de novo é algo indescritível! Porém a tarefa de formar uma criança, ensinando-a a lidar com as pessoas, com seus sentimentos e com uma realidade sempre nova, não é isenta de problemas e dificuldades. Aliás, é bastante comum a busca dos pais por orientação.

O medo de errar, as diferentes opiniões entre pai e mãe e a opinião de outros familiares intensificam a ansiedade, bastante comum neste processo de educação.
Algo que costuma ajudar é buscar informações a respeito das fases do desenvolvimento infantil. Desta forma, os pais poderão ter mais clareza dos comportamentos que são próprios de determinada idade, que só se transformarão em problemas caso não sejam conduzidos de maneira adequada.
Por exemplo, demonstrações de agressividade como morder, por parte de crianças pequenas (até por volta de 2 ou 3 anos) é natural, pois elas não sabem ainda manifestar seus desejos através das palavras. Os pais precisam dizer: “não pode morder”. Desta forma, orientam seu modo de agir e impedem que o comportamento se intensifique, a ponto de se tornar um problema.
Agir com carinho, respeito e atenção com a criança é base para todo este processo transcorrer de forma harmoniosa e render bons resultados.

Gente, fala sério.... será que existe alguém que tenha se dado 100% bem na arte de educar um filho educado, calmo, que não faça birras, manhas, não brigue, não grite, não morda somente seguindo estas linhas de orientações??????
"Aja com respeito, carinho e educação com a criança", bla bla bla.....  EU SOU A QUE MAIS AGE COM CARINHO, RESPEITO E EDUCAÇÃO............................. mas tem hora que não dá.... tudo tem limites e eu também tenho os meus limites de paciência!!!!!!!!!!!!!!!
Outra leitura.... Esta um pouco mais coerente...
EDUCAR NAO E' SIMPLESMENTE UM ATO DE AMOR....
E' UMA TAREFA MUITO DIFICIL QUE REQUER MUITA PACIENCIA, SABEDORIA, COERENCIA PARA ESTABELECER LIMITES SEM SERMOS AUTORITARIAS DEMAIS.

COMO DIZER UM NAO, NO TOM CERTO?
COMO RESOLVER UMA DAQUELAS CRISES DE CHORO EM PUBLICO?
COMO ENSINAR A DIVIDIR?

TEMOS QUE CORRIGIR, TOMANDO CUIDADO PARA NAO SERMOS CRITICAS DEMAIS.
TEMOS QUE ESTABELECER REGRAS , SABENDO TAMBEM SER FLEXIVEIS.
E' IMPORTANTE INDICAR O CAMINHO, LEMBRANDO QUE ESSE CAMINHO E' FEITO:
A CADA DIA,
MOMENTO,
PASSO,
A CADA MAO ESTENDIDA,
A CADA PALAVRA DITA OU OMITIDA,
A CADA LAGRIMA DERRAMADA....

Ai ai....realmente muitaaaaaaaaaaaa paciência, sabedoria e coerência!!!

Pronto, já deu o tempo dela no cantinho da reflexão, fui lá, chamei ela pra conversar e como sempre faço, perguntei o que ela fez de errado...
Isabela: - Fiz birra, não me comportei e desobedeci, peguei a bola de baixo que não era pra pegar! Desculpa mamãe!
Pronto, dei um beijo e um abraço nela.... quanto tempo será que dura a obediência depois do castigo???? Rs!
Depois eu conto..... Bom final de semana pra vcs!

2 comentários:

  1. Nossa...é desesperador mesmo!
    As vezes parecemos ser tão pequenas, do tamanho deles, né?!

    Bem, como mãe que sou e com o que venho aprendendo nesses anos, tentarei responder como vivencio seu questionamento acima, transcrito aqui:

    "fala sério.... será que existe alguém que tenha se dado 100% bem na arte de educar um filho (...) somente seguindo estas linhas de orientações?????? ... Aja com respeito, carinho e educação com a criança, bla bla bla..."

    NÃO!!! Pelo menos, não conheço uma! :o(
    Maria mesmo, sorriu e chorou muito por Jesus, quem dirá nós! rs

    E o pior é que não existe um local ou uma pessoa que nos possa passar uma fórmula milagrosa; uma bola de cristal; medida certa de quando permitir ou negar e ajustada a cada momento do crescimento deles; apostila com respostas corretas para serem aprendidas, aplicadas e bem sucedidas sempre; ou qq outra fonte que nos garanta 100% de acerto na educação, bem estar e segurança de nossos filhotes!

    Na realidade, sinto que acertamos aqui, erramos ali, somos mais pacientes num dia, temos a impressão de enlouquecermos num outro, mas o tempo vai passando, os filhos vão crescendo, amadurecendo, tendo filhos tb, que vão compreendendo certas atitudes dos pais...e aí, o ciclo vai se fazendo e completando!

    Mas concordo com aqueles de sua pesquisa sobre o assunto...há que se ter realmente muita paciência, se desprender do sentimento de culpa (nós, mães, quando algo sai errado com eles, temos a tendência de nos apegarmos a esse sentimento dizendo, onde errei?!), requer coerência em nossas atitudes e palavras (surpreendentemente, eles prestam muita atenção nisso, mesmo enquanto ainda muito pequenos e jovens), e, claro, o que todos nós já sabemos...dar atenção, carinho e muito amor!

    Ou seja, não tem jeito...vai ser assim sempre!
    Nos resta, sorrirmos de suas "pérolas" (criança tem cada história, cada tirada), de suas ingenuidades, suas conquistas e vitórias..., ficarmos apreensivas quando eles tem que transpor dificuldades, chorarmos quando escolhem um caminho errado e REZAR para que tudo fique bem!

    O que podemos fazer mais é garantir-lhes que estaremos sempre juntos e confiantes, que os amamos e que fazem toda a diferença em nossa vida!

    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu nome é Juliana sou uma recém chegada mãe blogueira, mas gosto muito do seu blog... E me didentifiquei muito com estes texto.
    Minha bebê tem 1 ano e 7 meses, mas já percebo uma personalidade bem forte nela, não é de fazer birra sempre, mas tb, quando faz... Meu Deus!
    O título diz realmente tudo. Por mais que saibamos a teoria, por mais coisas que lemos, nos informamos e acreditamos, tem horas que é muito difícil.
    Difícil para nós e para eles também...
    Adoro seu blog.

    ResponderExcluir