segunda-feira, 27 de setembro de 2010

40 coisas que seu filho tem que fazer antes dos 7 anos

1. Brincar, brincar, brincar. (Faz quase que diariamente! Risos)

2. Acampar na sala com você.

3. Ter segredos gostosos com o pai e com a mãe, separadamente. (Faz sempre, claro que os segredos não duram mto tempo pq logo ela conta pro outro, rs)

4. Tomar banho de esguicho. (Já fez muitas vezes tb!

5. Plantar uma árvore ou um pezinho de feijão no algodão, dá na mesma. (Também já fez)

6. Fazer biscoito, bolo, comida, se sujando e sujando a cozinha toda. Depois, comer aquela gororoba e ter dor de barriga. (Vale brigadeiro de colher?? Então já fez, mas não teve dor de barriga! A bichinha é forte! Rs)

7. E ganhar colinho. Ganhar colinho sempre, mesmo quando o colo fica pequeno. Aliás, existe colo pequeno? Que conversa estranha… Colo é colo! (Ganha muito colinho!!! Rs)

8. Ter uma festa de aniversário legal – isso não tem nada a ver com gastar dinheiro e, sim, com reunir a família, comemorar e estar feliz. (Feitos os 4 anos da sua vida, do jeitinho que ela quis!)

9. Esperar o coelho da Páscoa. E ver as pegadas dele no chão… (Ritual todo ano, na Chácara do Vô Darcy! Eu vivi isso toda minha infância e ela já adora!)

10. Viajar “sozinho” – com os amigos, a escola, o acampamento… (Vale com os avós? Já viajou para Araçatuba sozinha com os Avós, ficou 3 dias e nem sentiu nossa falta, rs!)

11. Esperar Papai Noel chegar. E entender que aquele presente escondido no armário dos pais é outra coisa, nada a ver com Papai Noel. (hahahah, feito tb! Na chácara do Vô Darcy, eu tb vivi este ritual toda minha infância e ela ama!)

12. Fazer misturinha. Sabe o que é? É poder, quando ir ao restaurante, misturar no copo de água tudo que aparecer na mesa: a bebida dos outros, açúcar, sal, pimenta, azeite, farelo de pão… (Feito, principalmente com a massinha da pizzaria)

13. Ir para a escola, ser alfabetizado. (está no processo, rs)

14. Ficar deitado na grama vendo estrelas e o desenho das nuvens (depois tem que ficar de molho pra desencardir, mas feito, rs!)

15. Escrever na parede – e levar bronca. Faz parte, mas uma coisa não invalida a outra. ( Já escreveu na parede e no meu sofá de couro branco, ficou 1 ano de castigo de poder usar caneta, rs)

16. Aprender a amarrar o tênis. E se sentir importante por causa disso. 

17. Sentir-se importante. Porque, de fato, é. (feito!)

18. Inventar história. Em todos os sentidos. Inventar. (ela faz isso direto, como tem imaginação fértil esta menina!!! Inventa cada história! rs!)

19. Aprender a comer o básico. Porque o básico é básico. (ela come pouco, mas come de tudo, come muita fruta, come verduras, legumes, prefere suco á refrigerante, bebe muita água!)

20. Dormir bem e na hora. Em silêncio, limpinho, na própria cama. (limpinha nem sempre, rs! Ás vezes acaba desmaiando de sono antes de tomar mais um banho, mas sempre dorme bem e dorme super cedo!)

21. Ir dormir tarde de vez em quando, porque é uma delícia. (feito!)

22. Dormir na cama da mãe e do pai e fazer farra ou esticar a preguiça. (feito!)

23. Faltar na aula sem motivo, num dia de chuva, por exemplo, e ficar em casa de pijama, brincando. (feito!)

24. Ir à escola e aprender. Aprender até que faltar na aula é um prejuízo danado… (feito!)

25. Fazer uma viagem pra longe. Disney. Esquiar. Acampar. Pantanal. Mudar de ambiente. Sonhar, delirar. (Vale Natal???? Então, feito!)

26. Descobrir que voltar pra casa é muito bom. E que nossa casa é um mundo, o universo. (Ela adora voltar pra nossa casinha!)

27. Aprender a nadar, andar de bicicleta, ficar em pé no balanço. (faltou aí aprender a subir na árvore, rs! Me deixa de cabelos em pé, mas feito todos!)

28. Ter tido, estar pensando em ter ou ter freqüentado uma casinha na árvore. Vale só desejar, também. Aliás, desejar é muito bom, sempre. Motiva. (feito! Tem uma casinha igual de árvore, mas no chão, rs! Mas outro dia falou que queria uma casa na árvore, pode????)

29. Ter ido a um concerto ou a um balé clássico ou uma ópera. E a um show de rock e a muitas e muitas e muitas peças infantis. (Muitas peças infantis, sim! Show de rock não, não acho certo levar crianças nestes lugares....)

30. Fazer um espetáculo. Aquele de balé, do final do ano. Aquele da escola. Um show com os amigos, improvisado. Valem todos. (feito 2 de escola e este ano terá sua primeira apresentação de ballet!)

31. Ter coleção. De revista, de figurinha, de meleca, de mosquito morto, de minhoca, de carrinho, o que for. (Tem coleção de pulseiras, anéis, tiaras, rs!)

32. Fazer besteira e não contar pra ninguém. (ahhh, com certeza, só conta se for pega, rs!

33. Dormir na casa dos avós, curtir com os avós, aproveitar os avós. (faz direto, geralmente uma vez por semana alternadamente na casa dos avós paternos e maternos)

34. Ter medo e correr pro colo do pai e da mãe. E descobrir que, assim, o medo passa. (feito!)

35. Aprender a comer comida japonesa ou thai, ou qualquer uma, assim, “diferente”. (Comeu sashimi de salmão, e adorou!!!

36. Cantar. (nossa, ela canta o dia inteiro, canta e inventa músicas tb!)

37.Ter um amigão ou amigona de verdade, não invisível. (tem muitos amigos, além dos amigos antigos, faz amigos aonde vai, no mercado, em filas de banco, no banco, clube, etc...)

38. Ter falado o que gosta, ouvido o que não gosta, respondido o que não devia e pedido desculpa. (muitas vezes...)

39. Ter conversado muito, muito, com o anjo da guarda. (faz muito isso tb! Incentivamos bastante)

40. Ter sido criança. Todos os dias. Aproveitando isso. Sem ninguém atrapalhar.(é o que mais faz!!!)


Bom, então percebi que ela é meio precoce.... 
Falta ainda acampar no meio da sala com a mamãe e papai, já vou procidenciar logo....
Aprender amarrar o tênis... isso eu não tenho pressa.... ainda é cedo!


Minha filha realmente é feliz!!!!



Ana Paula Soares


6 comentários:

  1. Quantas coisas legal para fazer com o filhote. Quero fazer isso tudo com o Davi :)
    Ah...sua filhota é feliz e linda, né? Com uma família assim abençoada não poderia ser diferente.
    Beijinhos e Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda.... fico toda boba qdo venho aqui! amei! bjs

    ResponderExcluir
  3. adorei a lista!!!
    vou anotar para quanto a minha filhotinha crescer!! ser criança é muuuito bom!
    beijosss

    ResponderExcluir
  4. ai que linda que ela está....é Rafinha ainda falta fazer muitas coisas comigo dessa lista...rsss...bjs

    ResponderExcluir
  5. Já estou te seguindo Ana! Parabéns pelo blog, vou conhecer ele melhor agora! Um beijão e parabéns pela filhota que é linda! Gosto cada vez mais do nome dela...quem sabe não será o da minha filhota tb...Bjão, Larissa.

    ResponderExcluir