terça-feira, 12 de abril de 2011

Eu sou a melhor mãe que posso ser!


Sempre gostei de livros de puericultura, de educação infantil.... Sempre tive certeza que nasci para ser mãe. eu costumava dizer na minha adolescência que se eu tivesse 2 vidas, em uma delas eu teria sido mãe com 15, 16 anos.... Desde essa época eu já sonhava com a maternidade e em ser mãe....
Outro dia, há uns 2 anos atrás encontrei uma agenda (eu costumava escrever em agendas, estilo diário, toda minha adolescência e tenho eles guardados até hoje) e nela estava escrito assim:
" SEREI MÃE AOS 30. E MINHA FILHA SE CHAMARÁ ISABELA"
Exatamente deste jeito, com estas palavras.... desde sempre soube que seria mãe de uma menina e que ela se chamaria Isabela..... E assim fo... fui mãe aos 30....da Isabela!
Quando decidi começar a tentar engravidar, foi rápido.... no segundo mês engravidei, e nunca tive um segundo de dúvida de que estava grávida da ISABELA!!!! Era claro na minha cabeça...
Durante toda a gravidez me preparei muito. Eu era a própria SUPER NANNY! Hhahahahahaha. Li muitos livros, me preparei, sabia TUDO na teoria. Escutei muita música clássica. Falava com muito orgulho sobre as coisas que sabia, as teorias, como fazer um bebê dormir a noite inteira...
Tinha algumas convicções como:
Minha filha não usaria chupeta, eu nem comprei.
Minha filha não tomaria leite na mamadeira, passaria do peito direto pro copo.
Minha filha dormiria a noite inteira 
Minha filha não seria acostumada ao colo
Minha filha dormiria no quarto dela desde o início e nunca dormiria no meu quarto para não acostumar
Minha filha seria super educada
Eu não sofreria com a amamentação e que amamentar seria delicioso desde o início....
Entre todas estas convições
Quando ela nasceu me senti completa. Minha necessidade em ser mãe estava completa, estava realizada. 
Aí ela nasceu..... Percebi que a teoria é muito diferente da prática. Ela trocou o dia pela noite na primeira semana, fiquei sem dormir, fiquei com medo de não estar fazendo a coisa certa. Ela acabou dormindo a noite inteira desde a 9a. noite. Assim como eu fui quando bebê, exatamente na 9a. noite....
Eu também queria poder ficar em casa para cuidar dela o tempo todo.... mas não pude... assim como muitas famílias brasileiras nosso estilo de vida depende das rendas minha e do meu marido.... sou menos mãe por isso??????? Não...
Uma das coisas que tento ensinar à minha filha e acho importante é a não julgar as pessoas.... Acho o preconceito e o pré-julgamento coisas horríveis.... odeio preconceito, julgamento... não julgo, aceito as pessoas como elas são e espero que meus filhos também sejam assim.....
Ao contrário das minhas convicções  Isabela começou a chupar o dedo e tive que dar a chupeta, acabei dando a mamadeira aos 8 meses quando desmamei, peguei ela no colo todas as vezes que senti vontade, deixei ela dormir no meu quarto diversas vezes e ainda deixo quando ela me pede, o que é raro, não é super educada.... assim como toda criança ela passou pela fase da birra de se jogar no chão, mas segui a teoria e a deixei (com o coração na mão) fazendo birra sozinha..... chegou na fase da malcriação, e ainda estou tentando aplicar a teoria para combater este mal...
Agora ela é a irmã mais velha.... e esta na fase do ciúme embutido, esta na fase de marcar território, de brigar pelo seu espaço na vida e no coração de mim e do André....
Voltando um pouco no tempo... eu sempre disse que seria mãe somente da Isabela. Realmente esta sempre foi a minha vontade, não sentia vontade e me completava só com ela.....
Um dia, falei para uma mãe de uma amiga que não queria mais ter filhos e ela me disse:
- Você não acha que é muito egoísmo da sua parte não dar um irmão para a Isabela??? Quando vocês se forem ela ficará só no mundo. Pense nisso.
Esta frase nunca saiu da minha cabeça....
Um dia estava eu e o André conversando na cozinha após o jantar e eu estava explicando para ele porque não queria mais filhos, além do fator financeiro, eu e ele trabalhamos, blá blá blá..... E ele começou a chorar e me disse que queria muito um filho...... Aquela cena me cortou o coração e eu disse que iria pensar no assunto. E nos próximos meses a vontade foi surgindo...
A Isabela me pedia muito um irmão.... para ela sempre foi um irmão, um menino. Ela nem queria ouvir que pudesse ser uma menina. Aí comecei a me recordar que na época que eu jogava aquele jogo THE SIMS, minha família era sempre eu, meu marido, e meus filhos, ISABELA e MATHEUS...
Aí resolvemos tentar.... e para minha surpresa engravidei no primeiro mês. Já contei aqui sobre como tudo aconteceu e a situação do André.... Então foi uma grande surpresa....
Enfim, hoje já não imagino minha vida sem meus 2 filhos... Digo DIARIAMENTE que os amo muito!!!!!! Respeito sua opiniões, escuto o que querem dizer......
Não sou uma mãe perfeita, não faço tudo como manda a super nanny.... mas com certeza...
... SOU A MELHOR MÃO QUE POSSO SER!!!! Quero que eles sejam pessoas honestas, bondosas, solidárias, livres de preconceitos e julgamentos, quero que sejam pessoas positivas e alegres, bem humoradas e que sejam realmente felizes consigo mesmos! Quero que pensem no próximo e lutem pela paz interior! No final das contas é isso que importa a vida!
Quando acerto, vibro...
Quando erro, é tentando acertar!!! E assim sigo, cada vez mais humana, mais realizada!!!!

2 comentários:

  1. Oi Ana!
    Adorei seu post.
    Aliás, adorei todos os textos desta blogagem coletiva.
    Super me identifiquei com o que escreveu. Também li muito antes do Davi nascer e sabia muita coisa na teoria, mas na prática muita coisa foi e é diferente.
    Nós como mães, sempre nos esforçamos para fazer o melhor e acho fundamental respeitarmos a forma com que cada família decide criar seus filhos.
    Já recebi muitas críticas por congelar a papinha do Davi, por não abrir mão do meu trabalho e várias outras coisinhas que me chatearam na época que fez eu me sentir a pior mãe do mundo. Hoje já não ligo mais. Fico até chateada com alguns comentários, mas não me culpo. Tenho certeza que tenho feito o meu melhor e que sou a melhor mãe que o Davi poderia ter.

    Tenho certeza que formaremos crianças do bem, com todas as qualidades que vc descreveu :)

    Vc me inspira, sabia?

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ana, estou aqui nesse frio de SP e me deliciando em ler suas postagens, rsrsss Ando meio sem tempo de postar , mas ler é uma delícia, rsrsrsss e me identifiquei abessa, nossa, como mãe de dois pensa igual né?? A minha Lu tem 6 anos e o Pedrinho está com 2 e meio...é uma delícia poder ter um casal, assim podemos fazer uma bonequinha e um rapaizinho, rsrsrss de mimos etc!!!!!
    Adorei sua postagem coletiva, vamos nos falando, bjuuuuu
    Assim que passar uma fase de conjutivite e gripe em todos aqui em casa volto a postar, :)
    Bjuuuuuuu
    Gi
    www.prazersoumae.blogspot.com

    Obs: Não estou conseguindo POSTAR COM O MEU NOME, UMA PENA...MAS VAI COMO anônimo e o meu endereço do blog tá?

    ResponderExcluir