quinta-feira, 22 de julho de 2010

10 semanas

Baby Center:

O feto tem apenas 3 centímetros de comprimento do alto da cabeça até o bumbum, e pesa menos de 4 gramas.
Mesmo tão pequeno, engole líquido e dá chutes o tempo todo. Todos os dias surgem novos detalhes, como as unhas e um pouco de cabelo, uma leve penugem. 

Os órgãos vitais -- o fígado, os rins, o cérebro e os pulmões -- estão totalmente formados e já funcionam, e a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. A testa ainda está saltada, mas logo vai assumir uma forma mais humana. 

Se você pudesse dar uma olhadinha no seu bebê esta semana, conseguiria enxergar claramente o desenho de sua coluna. Os nervos se expandem a partir da medula espinhal. 

Seu útero está do tamanho de um mamão papaia pequeno. Com a ajuda de um doppler, um estetoscópio por ultra-som, dá para ouvir as batidas rápidas do coração do feto -- uma grávida comparou o som ao galope de um cavalo. 

Bebe.com.br:

Seu bebê
Ele acaba de entrar no período fetal. Seu futuro bebê já tem a aparência humana e a maioria de seus órgãos vitais está funcionando. Rins, fígado, pulmões, intestino e cérebro estão ativos, embora continuem em pleno desenvolvimento. Sabe quanto ele pesa? Apenas 5 gramas. Mas esse peso vai aumentar bastante nas próximas semanas.


Sua gravidez
Se você tem gatos de estimação, lembre-se de evitar qualquer contato com a caixa de areia. As fezes dos bichanos podem transmitir a toxoplasmose, uma infecção perigosa para o feto. Mesmo que osexames para identificar esse problema tenham dado negativo, você não pode se descuidar. Ao fim da décima semana, seu médico já deve ter solicitado a primeira ultra-sonografia. Esse exame é importante porque avalia a idade do feto e os eventuais problemas de malformação congênita.




Ana Paula Soares





2 comentários:

  1. Muito interessante o post.
    E como estão vocês? bjssss

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma sensação maravilhosa saber que um ser está se formando dentro do nosso corpo. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir