terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dicas para tirar a chupeta!

Dicas para tirar a chupeta

Mamães, hoje uma mamãe do grupo me pediu para postar dicas para ajudar o filho dela no processo de tirar a chupeta.
Vu falar primeiro como fiz com minha primeira filha e como estou fazendo com meu filho.
Gostaria de ressaltar que não existe, no meu ponto de vista, dica infalível, fórmula mágica, manual de instruções, pois cada criança é diferente e temos que levar em consideração sua personalidade, seu comportamento, seu desenvolvimento, maturidade, etc...
Com a Isabela, eu demorei para oferecer a chupeta para ela. Mãe de primeira viagem, tinha minhas teorias e convicções que não era bom para ela, que era comodismo de mãe e que os males e dependência eram grandes e eu não queria e achava que não ia dar mesmo. Aí ela encontrou o dedinho.... kkkkkkkkkkk, convenhamos, muito pior né! Preciso dizer que eu chupei dedo até mocinha e já queria namorar e fui alertada pelos meus pais, que eu era muito nova, pois ainda chupava o dedo....kkkkkkkkk.
Bom, falando sério agora, o dedo causa muito mais mal, demora muito mais para tirar e entrota muito mais os dentes, deforma o dedo, etc... pois ele está á disposição da criança o tempo todo, então você não consegue limitar seu uso para somente a hora de dormir ou do choro/ manha, etc... Então o ideal é que não chupe o dedo, mas ás vezes a criança, eu acredito, precisa de um consolo além do peito da mães, pois muitos bebês usam o peito da mãe como consolo e não só como fonte de alimentação. 
Algumas ciranças precisam ou acham que precisam deste auxílio de sugar para pegar no sono. Você deve ensinar seu filho a dormir sozinho, em primeiro lugar!! Por isso, EU acho que oferecer a chupeta para auxiliar a criança a aprender a dormir sozinha é válido sim...
Gente, de novo ressalto, essa é a minha opinião. Opinião de mãe, de devoradora de livros de puericultura, não opinião profissional.
Mas aí então, depois que a rotina foi implantada, a criança já sabe dormir sozinha, não fica chupetando o peito da mãe, ou chupando dedo, ou mexendo no cabelo da mãe para conseguir dormir, o idela é que se tire a chupeta ou limite o máximo seu uso para que a dependência não prejudique dentição, fala, etc...
Mas como devemos levar em consideração como dito acima, personalidade, temperamento, maturidade emocional, etc.... cada criança vai reagir de um jeito quando você tentar tirar a chupeta. 
Eu sou a favor de fazer as coisas sem causar trauma, então acho que cada mãe dele testar as dicas e ver qual funciona.
Com a Isabela, a chupeta foi “imposta”, quase que obrigada, risos, quando ela tinha mais ou menos 7-8 meses. Cada vez que eu via o dedinho na boca eu tirava e colocava a chupeta e ficava literalmente segurando, obrigando ela a chupar. Até que ela gostou e largou o dedo. 
Quando ela tinha 2 anos e ela era muito esperta, desenvolvida, precoce e já falava tudo, comecei a conversar com ela e sugerir que déssemos para o Papai Noel no Natal todas as chupetas e mamadeiras e paninhos (k, bem radical mesmo) em troca de uma boneca caríssima que ela queria!!!!!!! 
E ela foi trabalhando esta idéia na cabecinha dela e aceitou. E assim foi... PA-PUM. No dia de Natal, deu tudo isso embrulhado pro Papai Noel e ganhou a tal boneca e um copo de transição que ela mesma escolheu para tomar o leite.
Foi fácil????????? De maneira nenhuma... me cortava o coração vendo ela morrendo de sono, chorando e pedindo pepetaaaaaaa, nanáaaaa (cobertorzinho). Mas durou somente alguns poucos dias. A cada dia que passava ela dormia mais rápido e pronto, em 1 semana ela já dormia sem chorar. Continuou pedindo de vez em quando a chupeta... mas eu fui muito firme! Deu, está dado, não existe mais na casa, sumi mesmo com tudo! Então, não tive nem a oportunidade de cair na dó, ficar com pena e pegar dentro do armário, risos! E deu certo.....
Agora o Matheus é diferente. É menino, é menos maduro, mais bebezão, adora dormir, necessita destes auxílios para dormir, tem o sono bem mais leve, mais agitado, etc... Além da chupeta ele usa os dedos para passar nos cílios para pegar no sono. E demora muito mais que a Isabela para pegar no sono. Além disso, é mais chorão, mais bebezão, não fala ainda tudo. Hoje ele já está com 2 anos e meio, época que a Isa entregou as dela. E ainda sinto que não é a hora dele entregar. 
Mas já iniciei o processo definido por mim. Ele chupava a chupeta muito mais que ela, eu sempre tinha uma ou 2 chupetas comigo. E dávamos a toda hora, pois era um consolo e conforto e com ela ele parava de chorar na hora aonde quer que fosse.
Então já há 2 meses, tirei a chupeta durante o dia, fora da cama. Limitei seu uso para somente na cama. Somente para dormir! Conversei com ele, expliquei que a partir daquele dia pepeta era só na cama, que esse era o lugar dela e que não tinha mais como ele chupar fora da cama, e ele aceitou. Radicalmente também, parei de levar nos lugares, ele acordava eu tirava e toda hora ia falando. Quando ele me pedia eu perguntava meio que fazendo uma cena: - Pepetaaaaaaaaaa? Aonde é o lugar da pepeta????????? E ele mesmo respondia: - Na cama!
Quando ele fica com sono, ele pede aonde quer que esteja, mas eu falo que não tenho, que ela fica na cama e deixo ele chorar. Quando ele está com muito sono ele acaba dormindo sem a chupeta mesmo, mas quando é manha, borra, soninho ele fica chorando. Mas eu não dou. Também para não cair na tentação nem levo, não tenho mais na bolsa...
Créditos para a minha amiga/irmã/comadre Thelma Parada, que me ajudou com dicas, puxões de orelhas, ajudou a insistir pra a Isa chupar a chupeta e agora pra eu tomar coragem e iniciar a tirar do Matheus! kkkkkkkk
E é assim, estude seu filho... analise seu comportamento, temperamento, idade, maturidade e veja qual a melhor forma e hora de fazer..... 
Boa sorte!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário