sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dá para ser uma mãe presente e ainda trabalhar fora?


A primeira postagem é especial.... e é por esta razão que decidi fazer algumas pesquisas no GOOGLE e postar aqui algumas informações que achei bastante interessantes....
Na minha singela opinião DÁ SIM PARA SER UMA BOA MÃE E UMA MÃE PRESENTE MESMO TRABALHANDO FORA.... depois vou tentar colocar algumas das minhas experiências e dicas pessoais!


Informações que as mães precisam conhecer

• A decisão de trabalhar ou não vai de acordo com as necessidades familiares e segurança financeira. No entanto é bom saber que crianças cujas mães trabalham fora podem apresentar um desenvolvimento emocional tão bom quanto as outras.
• Os benefícios que a criança recebe quando a mãe trabalha incluem aumento de independência, maturidade e responsabilidade, além de aprender a confiar em outros adultos e a negociar melhor com igualdade.
• O ideal é que a mãe comece a trabalhar quatro meses após o parto, para recuperar-se fisicamente e para que se desenvolvam suas habilidades maternas.
• Os bebês preferem que o cuidado seja feito em sua própria casa, mas se for impossível, o ideal é deixar a criança com alguma pessoa próxima ou com babá. Se tiver que deixar em creche, é importante visitar o local e perceber como é seu funcionamento por, pelo menos, um turno.
• Muitas crianças não se adaptam a creches até completarem dois anos ou dois anos e meio de idade. Na escola também pode haver problemas de adaptação. A solução é ajudar a criança a se acostumar aos poucos e deixá-la com uma atitude alegre, que transmita segurança.
• Em caso de doença, é bom solicitar dispensa do trabalho por pelo menos um dia. A decisão de voltar à escola ou creche deve ser em como a criança está se sentindo. Pedir ajuda a familiares ou outra mãe conhecida pode ser necessário.
• Procure adequar sua carga horária aos momentos mais importantes da criança. Se for possível, tente trabalhar um pouco em sua casa.
• Quanto mais tempo de contato com o(a) filho(a) melhor. Por isso, aproveite os minutos no trajeto de ida e volta de onde você a deixar sob cuidados, além do tempo do café-da-manhã e antes de dormir.
• Não hesite em pedir ajuda. Por mais que você tenha vontade de participar o máximo da criação de seus filhos, é preciso a colaboração de outras pessoas, como o pai, os avós, tios(as) ou amigos(as). Sem boas noites de sono, nada parecerá estar bem. Por isso, cuide-se também de si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário