terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Outra reflexão!

E foi baseada em outro blog, da blogueira Potencial Gestante que passei a refletir sobre minha conduta na criação dos meus filhos e venho escrever aqui sobre isso.
Ela disse que ela e toda mãe é um ser estressado.... sempre...risos!
Concordo plenamente e vou dizer aqui um pouco sobre mim.
Sou estressada, controladora, cricri, chata pra caramba quando se diz respeito aos meus filhos, ao que creio, ao que aprendi com os livros, ao que aprendi com minha vivência, com o que vejo e analiso, com o que acredito estar certo.
Um ponto importante é a alimentação.
Me fale uma coisa: porque diabos uma mãe em sã consciência ofereceria ao seu filho de meses de idade refrigerantes, doces, salgadinhos de pacotes, etc? Eu não consigo entender.
Podem me achar louca, ruim com meu filho tadinho..... mas não acho certo.
Penso da seguinte maneira:
O bebê não sabe nem o gosto de um refrigerante, de um doce, de açucar mesmo, de salgadinhos. Qualquer coisa que ele ver você comendo ele vai fazer menção de querer, independente do que seja. Aí vc toda com dózinha acha que ele ficou com vontade e vai lá e mete oferece a ele o tal chocolate. Claro que ele vai gostar, é docinho.... Agora me fala: o que tem de bom nutritivo num chocolate, num refrigerante, num doce, num isopor salgadinho de saquinho? Não é melhor ao invés disso vc oferecer a ele frutas, legumes, sucos naturais, etc?
Não estou fazendo demagogia, não sou contra doces, chocolates e refrigerantes, eu mesmo como, minha filha de 5 anos come também, chocolate, porque refrigerante graças a esta minha opção de sempre oferecer sucos ela prefere os sucos ao refrigerantes. E meu bebê vai ter a vida toda para fazer suas escolhas, mas enquanto eu posso escolher por ele vou escolher esperar para que ele seja introduzido neste mundo de fast food mais tarde.
Não sei se foi coincidência ou não, mas agi desta forma com minha filha Isabela e hoje qualquer hora do dia que você perguntar a ela o que ela gostaria de comer ela diz: - Qualquer fruta mamãe! ela ama de paixão frutas, sucos, tomate, cenoura, pepino, milho! Ela adora chocolate também, mas isso é sempre secundário na sua alimentação e depende sempre se ela se alimentou de algo saudável e nutritivo antes.
Outro dia minha sogra me disse que meu sogro comprou danoninho de chocolate pra Isabela que adora e eu logo me antecipei e pedi para não dar ao Matheus. Aí vocês podem me perguntar: Mas qual a diferença do danoninho de morango e o danoninho de chocolate?
Não sei, pode ser que não haja nenhuma se baseado em calorias e nutrientes, mas na minha cabeça o danoninho de morango é de morango, é fruta, enquanto o de chocolate é de chocolate, é bemmmm mais doce e pode aguçar as papilas gustativas dele e prefiro aguçar as papilas dele pra algo mais saudável, sem muito sal, sem muito açucar, mas mais natural!!!!!
Gente, mais uma vez não estou aqui tentando convencer ninguém, nem julgando ninguém, nem querendo mostrar que sou melhor que ninguém. são minhas crenças....
Sei que ás vezes deveria me soltar mais, ser menos #ControladoraChataCricriPegaNoPéSuperMãe!
Mas sou assim e pronto!

Ana Paula Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário