terça-feira, 11 de maio de 2010

Dúvidas que os pais tem....

Gente, hoje vim aqui tirar postar algumas perguntas e respostas de dúvidas que os pais tem sobre posicionamento, postura dos bebês, sobre estimulação, atrasos, etc... Ressalto que são as minhas singelas opiniões baseadas nas minhas experiências como Terapeuta Ocupacional. Não tenho a absoluta verdade sobre o assunto e se alguém discorda ou tem alguma sugestão adicional ficarei feliz em saber... por favor me mande!!!

1-Percebi que meu filho fica sempre sentado com as pernas dobradas para fora, formando um W! Por que ela faz isso? Devo deixar?
Resposta: Alguns bebês ficam nesta posição pois não tem muita estabilidade e controle de tronco, e nesta posição se sentem mais seguros, pois aumentam a base de apoio não precisando se equilibrar. O que pode estar acontecendo é que esta criança apresenta uma hipotonia muscular e terem um atraso no desenvolvimento, demorando para engatinhar ou andar. Ressalto que acredito ser muito importante não pular fases, ou seja, a criança deve sim engatinhar. Sentar-se nesta posição também pode afetar os ligamentos e a estrutura óssea do quadril e dos joelhos. Ou seja, você deve evitar que seu filho fique nesta posição. 


2-A coluna da minha filha fica curvada quando coloco sentada.Isso é normal?
Todos os bebês quando começam a sentar sentam-se com a coluna curvada, primeiramente apoiando as mãos no chão á frente pois não tem a musculatura da coluna forte o suficiente. É importante ressaltar que tudo tem a sua hora e não devemos estimular nossos filhos a sentarem muito cedo, nem ficarem em pé, muito menos andarem. Eles precisam desenvolver bem toda a musculatura e para isso é importante deixar que cada bebê sente, fique em pé e ande no seu tempo. Quando o bebê tiver a musculatura desenvolvida e forte o suficiente ele sentará com a coluna mais ereta. É importantíssimo nesta fase deixar o bebê deitado de costas para desenvolver a musculatura do abdome quando brinca com os pés por exemplo e deixar também deitado de barriga para baixo para desenvolver bem o controle de cabeça. 



3- Eu li que os bebês não precisam engatinhar -o que o desenvolvimento deles não fica comprometido se pularem este estágio.Essa informação é verdadeira?
Não se pode afirmar que bebês que não engatinham apresentam atraso em outras fases, porém, tenho observado muito que bebês que não engatinham geralmente apresentam pouca força nos braços, tronco, quadril, mãos, pernas, e o bom desenvolvimento e força destas musculaturas é importante para que seu filho desenvolva uma boa coordenação motora grossa e fina, tanto para subir, pular, saltar, pegar e manipular objetos pequenos e mais tarde desenhar e escrever. Então acredito que é importante que a criança explore o engatinhar... Deixe o seu filho no chão... Se ele não ficar no chão pode ser que não engatinhe mesmo!



4-Por que minha filha não quer andar na bicicleta?

Andar de bicicleta inicialmente exige muito da criança. A criança precisa de bom planejamento motor, equilíbrio mesmo com as rodinhas, coordenação motora, força muscular. Se ela não tiver tudo isso bem desenvolvido esta tarefa pode não ser muito prazerosa para esta criança. Ajude-a para ela perceber como isso pode ser divertido. Não force....



5-Levo meu filho a uma escolinha de esportes uma vez por semana. A maioria das crianças gosta da aula,mas meu filho não gosta de participar e reclama que não quer ir. Ele realmente precisa fazer algum esporte? Não posso deixá-lo fazer atividades de que gosta como jogos de computador, videogame e livros? Sinto que estou forçando por nada?

É importante sim estimular que seu filho exerça alguma atividade para que seja fisicamente ativo. As atividades físicas trabalham com movimento, melhorando o equilíbrio, coordenação motora grossa (que é super importante para que se desenvolva a coordenação motora fina, como escrever) e força mão muscular. Entretanto não se deve forçar e nem escolher por ele... Ofereça, faça-o experimentar, observe os gostos e preferências de seu filho. Se ele não gosta de futebol, de bola, ofereça que ele experimente a natação. Se sua filha não gosta de natação, ofereça que ela experimente o ballet. Observe que esta atividade lhe traz prazer e não é de um grau de dificuldade muito grande para sua idade. Devemos estimular nossos filhos a terem confiança para tentar, para persistir nas atividades... nem sempre será inteiramente prazerosas, mas a vida é assim, certo??? 


6-Meu filho de cinco anos quer participar de muitas atividades como futebol, tênis e escalada.No entanto, ele não é tão coordenado ou rápido quanto as outras crianças com quem joga. Ás vezes, elas zombam dele. Devo mantê-lo nessas atividades ou direcioná-lo para fazer atividades em que ele possa se sair melhor?


Olha, acredito que seu filho gosta destas atividades ele deve ter a chance de praticá-las, mesmo não sendo tão bom. Com a prática é bem capaz que ele fique melhor... Lembra o que falei na pergunta anterior? O prazer e o interesse são fundamentais.... Você deve se preocupar muito mais com o grau de confiança dele do que com a competência que ele apresenta nestas atividades. Ele deve ser estimulado a tentar e continuar tentando. Se ele realmente não conseguir acompanhar não veja isso como problema. O problema poderá surgir se voçe tirar ele da atividade e ele perceber que é porque você acha que ele não é bom suficiente na prática. Aí sim, isso poderá abalar sua auto-estima e confiança e ele não querer mais tentar outras atividades. 
Se o problema persistir, você pode pedir ajuda ao pediatra e solicitar uma avaliação de um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.





7-Gostaria muito que meu filho de quatro anos aprendesse a tocar piano. De que habilidades anteriores ele precisa?
Lembrando novamente que ele deve ter interesse, ou pelo menos estar disposto a experimentar, ele deve ter destreza dos dedos... Você pode estimular isso dando a ele massinha de modelar, argila, pintura, deixar ele desembrulhar balas, pegar moedas, pegar feijão cru (ajudar você a escolher feijão e arroz por exemplo). Brincar com bolinha de gude.  Estimule ele a abrir e fechar maçanetas, potes de vidro, abotoar e desabotoar, dar laço nos tênis, etc.... 



8-Minha filha tem cinco anos e não consegue vestir. Por que isso é tão difícil para ela?
Isso depende de alguns fatores. Primeiro os pais devem ter paciência e deixar as crianças fazerem estas atividades desde o momento que mostram interesse a habilidade para isso. Vejo muito os pais fazendo estas atividades para os filhos pois é mais rápido.... Além disso, o ato de se vestir engloba habilidades básicas como equilíbrio, consciência perceptiva direito/avesso, frente/costas, estabilidade e mobilidade, destreza nos dedos e transferência do peso. Ele irá desenvolver estas habilidades tentando, fazendo, errando, não conseguindo, e depois conseguindo!!! Estimule sua independência! Elogie, fique feliz com suas conquistas....



9-Por que minha filha de três anos não pula com os dois pés?
Pular é uma tarefa bem difícil. A criança precisa de força, equilíbrio, bom planejamento motor, coordenação motora bilateral. Estimule primeiro que ela aprenda a bater palmas, pegar uma bola, fazer coisas que ela use as duas mãos ao mesmo tempo. Você vai observar que ela vai conseguir pular com um pé de cada vez inicialmente. Depois provavelmente conseguirá pular com as pernas separadas, ou abertas, e só depois de adquirir uma boa coordenação motora bilateral é que conseguirá pular com os dois pés juntos e ao mesmo tempo.  



10-A escola me chamou para discutir a possível necessidade de terapia ocupacional para o meu filho. Eles disseram que ele tem dificuldade em segurar o lápis e giz de cera. Também é difícil para ele desenhar figuras. Ele já tem quatro anos e não creio que isso deva ser considerado problema. Acredito que nunca ensinaram-lhe a pegada correta. 
 A maioria das crianças de 2, 3 anos consegue segurar um lápis e desenhar automaticamente. Pode ser que esta criança apresenta uma hipotonia muscular ou dificuldade de planejamento motor. Pode ser também que não tem estabilidade suficiente para manipular bem o lápis. Como já disse anteriormente, observo que crianças que apresentam dificuldade de coordenação motora fina são crianças que tiveram atraso no desenvolvimento, talvez não engatinharam.... Lembram-se que engatinhar ajuda na organização e no fortalecimento de membros superiores?? Neste caso, sugiro uma avaliação de um terapeuta ocupacional porque mais tarde a criança pode apresentar outras dificuldades como colorir, desenhar, recortar e escrever.






Ana Paula Soares


4 comentários:

  1. Que legal, Ana Paula! Amei a sua visita. E seu blog é muito legal, com posts bem informativos. Vou te linkar lá no meu, pra começar a acompanhar as tuas aventuras e as da Isa. bjos mil
    Paloma e Isa

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  2. Oi Ana!

    Achei muito interessante o post, porque aborda dúvidas que a maioria das mães tem, principalmente as de primeira viagem. Não posso opinar porque não tenho filhos nem experiência nenhuma, mas, acredito que além da teoria, essa experiência sua faz toda diferença no momento das dicas.
    Muito legal!

    bjs

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  3. OI querida !
    De T.O para T.O : adorei suas abordagens e explicações ; sucesso sempre nessa nossa profissão .
    Beijos pra vc e pra Isabela tb , fiquei muito feliz em saber que ela já está melhor.

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  4. Oi Ana Paula!

    Só li este post agora...muito interessante e esclarecedor, adorei!

    Bjins

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