quinta-feira, 6 de maio de 2010

EDUCAÇÃO



Recebi de uma amiga este e-mail sobre uma palestra do Içami Tiba. confesso que alguns itens eu tirei pois não eram muito relevantes a educação infantil. No final das frases faço meu comentário em letra preta entre parênteses....
Não acho que ele tenha total razão em tudo, afinal de contas ele é PAI, pensa como PAI! E ser mãe é bem diferente.... Mas confesso que ele me ajudou e muito na minha caminhada como MÃE e como Terapeuta Ocupacional....

Palestra do Içami Tiba em Curitiba:
1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre. (Concordo em partes... Claro que a educação é obrigação dos pais, é dever dos pais, mas quando escolhemos uma escola para nossos filhos esperamos que a escola nos ajude na educação. Os princípios e conceitos do que é importante na educação e formação de uma criança devem ser parecidos para que não haja conflito). 
 
 2.. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar alguém com internet, som, tv, etc. (Sabe que pensando bem, ele pode estar certo! Mas eu confesso que, apesar do cantinho da disciplina da Isabela não ser no quarto, já tirei a TV do quarto dela, aonde ela assiste seus DVD´s, por 1 semana. Ela machucou uma coleguinha da classe na escola nova aonde ela estava adaptando, logo no começo da mudança e fiquei muito brava, conversei com ela e tiramos a TV do quarto e escondemos a bicicleta que são as duas coisas que ela mais gosta. Ela ficou 1 semana sem assistir Tv, em nenhum outro lugar tb, e sem andar de bicicleta pelo condomínio, que ela adora. Ela aprendeu, nunca mais brigou na escola, nem agrediu nenhum amiguinho e a professora relatou que o comportamento dela melhorou muito.)

 
 3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados. (Este item poderia ser respondido com o mesmo comentário do item anterior. Acredito sim que educar também significa elogiar e dar atenção quando a criança tem comportamento positivo e ignorar, corrigir ou castigar quando   apresenta um comportamento negativo)

 
 4. Confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas. (Tem uma fase que as crianças gostam de contar umas mentirinhas bobas, inventar fatos.... mas uma mãe sabe quando o seu filho esta falando uma verdade, ou pelo menos sente alguma coisa estranha no ar quando a criança está inventando ou mentindo... aí tem mesmo que investigar... mas temos tb que dar créditos aos nosso filhos, dar liberdade e confiar neles.)
 
 5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona. (Somos responsáveis por passar a informação aos nosso filhos, ensinar, conversar... diálogo deveria estar presente em todas as famílias, desde cedo)

 
 6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai disse que não ganhará doce, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer. (Isso eu sou super à favor, já disse em postagens anteriores. Os filhos tem que saber quem manda e quem manda são os pais.... Lembrem-se que PEDIR é diferente  de MANDAR, e quando vc pede vc dá margens à criança para negociar.... Os filhos tem que saber que quando os pais mandam eles devem obedecer... E é claro que os pais devem falar a mesma língua...) 

7. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo. ( Sempre concordei com isso tb, não só na educação de um filho, mas para o casal tb!!! Não se deve querer conversar quando uma das pessoas está nervosa. Corrigir depois o que se é falado na hora do nervoso é difícil. Espere a poeira abaixar para conversar! Durma sobre o problema... As soluções ficam muito mais claras!!! )

 
 8. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo(Concordo. acredito que quando ser perde alguma coisa que se dá muito valor vc acaba aprendendo mais rápido, mas acredito mais ainda na perda temporária, não na perda permanente, a não ser que seja uma coisa muito séria)

 
 9. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se desistir ou for mal na faculdade. ( Aqui gostaria de comentar sobre duas coisas: Prometer e DAR presente...Só prometa quando vc tem certeza que vai cumprir. Prometeu, cumpra! Vc acaba com sua credibilidade e seu filho com certeza vai aprender que vc nem sempre cumpre e vai te desafiar mais a mais. Nunca diga: - "Se você não parar de chorar vou te deixar aqui no meio da rua!!" Porque você sabe que não vai deixá-lo no meio da rua!. Outra coisa é dar presente... evite ficar dando presente à toa. E evite que os presentes sejam somente bens materiais... ele perderá o interesse por coisas simples da vida.... presenteie os bons atos com um passeio, um carinho, uma tarde gostosa de total atenção da mãe, uma atividade juntos, etc...) 

 
 10. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca. ( É verdade! Mas tb é verdade que muitos pais dependem dos avós enquanto trabalham, mas neste caso os avós devem seguir os mesmos lemas de educação que os pais, para não atrapalhar na educação) 

 

11. Videogames são um perigo. Os pais têm que explicar como é a realidade. Na vida real, não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida. ( Tudo deve ter um limite, uma dosagem... tudo que é em excesso prejudica... e com video games não é diferente, além do que, vicío nenhum é saudável... Mas relamente é muito importante mostrar para seu filho que a realidade é totalmente diferente do mundo virtual de games, e investigar se teu filho tem maturidade suficiente para entender isso e jogar sem causar danos á sua cabecinha fofa!!!! )
 
 12. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão. (Verdade né! Professor mole, inseguro ninguém merece!)
 
 13. Pai não pode explorar o filho por uma inabilidade que o próprio pai tenha. 'Filho, digite tudo isso aqui pra mim porque não sei ligar o computador'. O filho tem que ensiná-lo para aprender a ser líder. Se o filho ensina o líder (pai), então ele também será um líder. Pai tem que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível o pai pagar para falar com o filho que mora longe. ( Que não deve explorar eu concordo, não só para isso, mas em todos os sentidos, tem que ter bom senso, ninguém deve ser explorado... mas que não vejo mal algum em o filho fazer algum favor para os pais, como mandar um e-mail, formatar um computador se ele souber, ligar o computador... não vejo mal algum, desde que realmente não seja exploração. Não concordo que todos devam ser líderes. Isso depende da personalidade de cada um... Minha filha por exemplo já demonstra claramente que nasceu para ser líder, e isso é ótimo, mas eu nunca fui assim e não sou até hj! E não acho que ela tenha que me ensinar a ser líder... hhahahaha, cada um na sua. O importante sempre é a gente respeitar as particularidades da personalidade de cada um! SEMPRE!!!) 

 
 14. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. Não há hierarquia. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo. (Sem dúvida nenhuma... já comentei sobre isso tb! Você pode colocá-lo no topo do seu coração, como o mais potente amor, mas ele não pode se sentir a única pessoa importante da família... criar o filho sendo o centro do universo de vcs fará com que ele não aceite mais pra frente que não é o centro do universo mesmo, de todos á sua volta e isso trará muitos problemas a ele) 

 
 15. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família. ( Bom, não sou especialista nisso, mas o Içami é! E se ele diz eu acredito, e vou me policiar ainda mais para lembrar do item anterior sempre)

 
 16. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que saber qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto que isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.  ( Relevante isso né... claro que concordo que um filho não deve "decidir" qual geladeira comprar porque isso depende de vários fatores, como o consumo... mas acho que se vc deixar ele opinar sobre qual geladeira gostaria, vc fará com que seu filho se sinta importante.. e isso é muito bom para a auto-estima dele... não concordo como no passado filho não discutia com pai, não dava opinião, acatava tudo. Acho que o filho deve se expor, dar sua opinião, expor suas vontades e pensamentos, claro que com respeito, educação... )

 
 17. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Tem que controlar e ensinar a gastar. (Concordo, vc deve desde que o filho comece a demonstrar interesse por dinheiro mostrar a ele qual é a situação financeira da família, mostrar que não é sempre que dá para se ter o que deseja, etc... Sou á favor da semanada, um valor relativo á idade que o filho tem, para que ele possa se sentir importante e aprender a tomar decisões e escolha do que fazer com o dinheiro. Os pais devem instruir, mas não decidir por ele o que ele fará com o dinheiro, mas podem proibir que ele use para alguma coisa que por exemplo não é permitido em casa. Por exemplo, se você não deixa seu filho comer chicletes, ele não poderá comprar chicletes nem com a sua semanada. Ouvir alguns NÃOS, somente o fará crescer. E explique sempre: Filho, isso é muito caro, está fora do nosso alcance, ou então, quem sabe no seu aniversário se você ainda o quiser, faremos um esforço e veremos se conseguimos). 

Bom gente, é isso!! Apesar de eu trabalhar com isso, orientando mães sobre problemas de comportameto e de educação infantil em geral, eu não sei a verdade absoluta, mesmo porque não existe isso e filho não vem com cartilha de instruções....  Eu aprendi essas coisas lendo muito, muitos livros sobre educação infantil, e com a prática, tanto sendo MÃE quanto com as crianças que atendo aqui e as famílias que oriento...
Espero ter ajudado e gostaria de saber sua opinião. Tem alguma outra dica diferente destas que passei sobre estes assuntos???????????


Ana Paula Soares

5 comentários:

  1. Já bati o olho e vi que é interessante!!!
    Faço questão de ler mais tarde, assim que eu estiver em intervalo de aula!!!
    Amo esse blog!!!=)

    Amei os selinhos e amanhã vou colocar no meu blog tbm!!!!
    Fiquei mto feliz!!!!
    Beijão, Aninha!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tadinha da Isabela !!!
    Não poderia ser só o DVD ou só a bicicleta ? tinha que ser os dois ??? rsrs....
    Acho que é mais fácil ser só T.O mesmo !!! rsrs....
    Adoro seu blog
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei este post. Muitos pais tinha que ter acesso. nem tenho filhos, mas tenho afilhados e fico pensando como tomar algumas atitudes e este post foi esclarecedor.
    Bjs
    SOnhadora
    http://2010palavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. olá! Vou começar dizendo para vc que sou mãe de 3 lindos pimpolhos e que adoro Içami Tiba ele faz com que nos os pais reflitam muito sobre a educação. Adorei seu comentário sobre o que ele nós coloca sobre nossos filhos.
    E adoro seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Sou super fã do Içami Tiba. Tenho todos os livros dele, com exceção de "Anjos Caídos". Com minhas filhas tenho regras bem claras. Elas tiram e lavam seus paratos após as refeições, se vestem e tomam banho sozinhas ( a mais nova tem 4)... Aqui em casa é assim: Sujou? Então tem de limpar. Desarrumou? Tem de guardar.

    ah, sim, estou sorteando um CD com sons do útero, imperdível, pois é raro de se achar, e está esgotado em muitas lojas. Se te interessar, o link é

    http://ensineseubebe.blogspot.com/2010/11/sorteio-cd-com-sons-do-utero.html

    Abraços

    ResponderExcluir