sábado, 1 de maio de 2010

Independência

É, os filhos crescem...e a cada dia dependem menos da gente! Isso é uma coisa boa, aliás é ótima. Mas causa certa estranhesa, uma mistura de sentimentos.
Pois hoje foi a comemoração do Dia das Mães da escola da Isabela. Foi no Clube Náutico e foi muito legal.... Era somente para MÃES e FILHO e acho que foi uma idéia super interessante de proximidade....
Chegamos em casa e a Isabela pediu para ir brincar lá fora no condomínio, no parquinho, e eu disse para ela subir, ir tirando a roupa (Tarefa que ela já faz sozinha há algum tempo) enquanto eu ia ao banheiro, e quando voltasse eu escolheria a roupa de brincar e a ajudaria colocar (até então ela coloca algumas pares da roupa sozinha, mas chia, reclama que não consegue colocar tudo sozinha e eu acabo ajudando).
Saí do banheiro e fiquei boquiaberta. ela esta pronta!!!! Escolheu uma saia rosa, uma blusa branca e rosa combinando, estava já com o chinelinho rosa..... TODA ORGULHOSA!!!!
Beijei tanto esta criaturinha lindaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que orgulho dela.

Aí achei este artigo aqui, super interessante sobre proteção, super proteção, independência, etc....
Vale a pena ler!

A PROTEÇÃO  só é positiva quando os pais conseguem equilibrar: Dar proteção ao filho x Ensiná-lo a se proteger. Este equilíbrio está intrincicamente ligado ao fato de conseguir independê-lo fisicamente e emocionalmente  possibilitando que o próprio filho se proteja.
Podemos dar como exemplo o beber água em copo. É lógico que não podemos dar um copo de vidro para as crianças aprenderem a sair da mamadeira e usar um copo, no entanto há um momento em que ainda colocamos o copo na boca da criança, em outro podemos deixá-los segurar o copo sozinho e só após a criança ter uma capacidade de apreender e equilibrar o copo é que podemos deixá-lo utilizar o copo de vidro. 
O problema não está em seguir esta ou outra sequência que leve à conquista da independência física, o problema está quando os pais não permitem esta evolução para a criança e vão sempre preferir dar copos de plástico ou alumínio em nome de protegê-lo dos possíveis acidentes que um copo de vidro pode provocar nas crianças. Este é um exemplo de superproteção.
É lógico que utilizar mamadeira é muito mais fácil e tem menos possibilidades de sujeira ou acidentes. Utilizar copos de plástico também é mais garantido e corre menos risco.
No entanto se os pais não dão oportunidades a seus filhos de crescerem e lidarem com os perigos eles não crescem e amadurecem emocionalmente.
Foi muito comum em minha prática profissional encontrar crianças imaturas, com dificuldades de se relacionarem com outras crianças, com dificuldades de se separarem das mães quando cursavam a pré-escola. Com dificuldades para traçar com lápis ou mesmo utilizar uma tesoura ou cola. Com dificuldades de copiar da lousa em uma segunda ou terceira série do ensino fundamental.
Ao averiguar, junto aos familiares, sobre esta criança... era batata!!!: Os adultos faziam tudo por ela. Davam comida na boca, davam banho, vestiam as meias, calçavam os sapatos, levavam a criança a dormir em suas camas de adultos e na maioria das vezes justificavam:
_'Mas se eu não der na boca ele não come!'(Mãe de criança de 4 anos).
_'Mas se eu não colocar o sapato demora um ano e chegamos atrasados!'(Mãe de criança de 8 anos).
_'Mas meu marido viaja e ficamos muito sozinhos, então fazemos companhia um para o outro!' (Mãe de criança de 5 anos).
Aí, sempre começamos uma série de orientações para os pais, não para eles largarem de uma vez mas para eles oferecerem oportunidade do filho superar sozinho tais diiculdades.
Impressionante como após a criança adquirir uma certa independência física a independência emocional acontecia.
Para a indepnedência emocional ou seja, crescer capaz de tomar decisões e resolver problemas na vida, é muito importante o filho auxiliar as tarefas domésticas, aprender a tomar conta de uma planta, de um animal e de si mesmo através dos cuidados de higiêne, alimentação e organização de seus brinquedos e objetos.
Auxilie seu filho a adquirir a independência emocional oferecendo-lhe independência física.
Vou deixar aqui uma frase brilhante retirada do projeto: 'EDUCAR OS PAIS PARA EDUCAR OS FILHOS'
 'Ofereça  tempo e oportunidade para que seu filho, pouco a pouco, refaça com sucesso aquilo que anteriormente foi um fracasso, uma frustração e não o critique ou apresse frente a suas tentativas infrutíferas..'

Fica a dica heim mamães e papais!!!!!!

Bom final de semana!

Ana Paula Soares


14 comentários:

  1. Amiga, grata pela sua visita ao Pimenta. Venha sempre! Gostei muito daqui. Te sigo, viu?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho o máximo o texto querida...e temos mesmo que estar sempre atentos aos filhos dando oportunidades de crescimento saudavel pra eles.
    Obrigada,
    beijinhos
    So

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Paula,
    Primeira vez que visito vc,tudo bem? Olha sou mamãe de duas mocinhas lindas (confira no meu blog depois)mamãe coruja sim, mas respeitando cada etapa e fases de suas vidas.Amo demais minhas filhas,fui mãe muito novinha mas com muita responsabilidade sabe..eu adorei o seu texto me fez voltar lá atrás e ver quanto o tempo passou e acho que agora estou começando a colher os frutos plantados...Temos que impor limites a tudo, mas com cuidado pra não deixarmos traumas e educarmos para o sucesso e também para possíveis fracassos porque somos humanos e humanos erram não é mesmo..vendo suas postagens lembrei -me destes momentos lindos de ensinar usar o copo de vidro,sentar a mesa e usar talheres,trocar roupinhas etc..hoje estou com ♥ doendo porque sei que a Brunna já está quase pronta, e terá que morar sozinha p estudar.hum dá uma dorzinha lá dentro..mas a vida é assim.agora começam a sair do casulo! Vou assistir de longe e buscar forças para que ela vença e seja muito feliz!!Èhh finalizo te parabenizando e quem sabe mais tarde vc tbém irá orgulhar da sua princesinha tbém!!
    beijos querida e continnue sempre motivando a sua bonequinha..valerá a pena!
    RÊ♥

    ResponderExcluir
  4. Apaixonei no seu blog,Ana!!!
    Parabéns!!!
    Estou seguindo você!!!
    Seu cotidiano me atrai e quero ter um igual em breve!!=)
    beijão!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, muito prazer em te conhecer!

    Além de professora de biologia, quase fui também uma fisioterapeuta, mas na época o horário da universidade era integral e não consegui me dedicar aos dois cursos...

    Mas acho que temos assuntos em comum: tenho um irmão portador de distrofia muscular FSH e sou voluntária de uma associação de ELA. Assuntos não faltarão!

    Te achei muito linda e adorei teus post!

    Beijo,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  6. Gostei do Post. Meu Matheus de 2 anos e 7 meses tambem tem muita independência e acredito que tudo isso venha da creche que está frequentando desde que minha licençca maternidade terminou. Hoje ele escolhe a roupa que quer e principalmente as que nao quer. É impressionante vê-lo escolhendo as que mais o agrada. é muito engraçado. Ele ja me ajuda a fazer a mochila da escola diariamente.
    É bom e ruim saber que eles crescem ne? :(
    Adorei seu blog. Tb to te seguindo. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana Paula. Gostei muito do seu comentário no meu blog e adorei o seu. Achp que vamos compartilhar muitas coisas ainda...

    ResponderExcluir
  8. pessoal quando tinha 3 anos o fogão a lenha caiu em cima de mim me queimando todo o lado direito as marcas do rosto sairam mais as do braço não pois grudou minha axila hoje é dificil erguer o braço pois parece que vai rasgar tenho que fazer uma cirurgia Reparadora e para isso preciso de ajuda quem quizer saber mais e me ajudar entre no site da vakinha online e veja minhas foto do meu braço e se puder me ajude não é viruz esse é o link http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=19494&pwd= no orkut tem fotos eu tirei e coloquei se quizerem podem ver ja consegui ajuda mais ainda falta muito então se puderem me ajudem obrigado.link orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11787445084562505960

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana. Primeiramente adorei seu blog e ja estou te seguindo! Estou gravida tb e essas experiencias muito me são uteis! rs
    Segundo, posso falar???? SUA FILHA! MEU DEUS DO CÉÉÉÉÉU Q PRINCESA LINDA! Parabens, mil vezes pra vcs!
    Muitos beijos e estarei aqui SEMPRE!

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh que linda sua filha toda independente trocando de roupa sozinha... ela tbem deve ter se orgulhado muito de si mesma. Eu não tenho filhos (ainda), mas vibro com cada coisinha nova que meus sobrinhos aprontam... Abs.

    ResponderExcluir
  11. lindo seu blog, linda sua família e sua dedicação! adorei! já sonhei mto em ter filhos, hoje em dia a doença me tirou esse sonho... mas... nunca se sabe, amo crianças!
    beijão

    ResponderExcluir
  12. Lindas fotos! Envia pro slideshow da promoção!! Pro slide é até quarta! ;))
    Bjks, Beta

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana Paula
    Vim conhecer seu blog e amei a maneira como descreve seu cotidiano. Aproveite muito bem esta fase da vida de sua Isabela pois o tempo escorrega e quando vc se der conta ela já é uma mocinha. Toda sua família é muito linda.Deus vos abençoe.
    Espero sua visita ao meu blog:www.fiodourado2.blogspot.com
    Beijos. Elaine Regina

    ResponderExcluir