sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ferramentas para disciplinar com amor


FERRAMENTAS PARA DISCIPLINAR COM AMOR

  •     Seja firme, porém amável.
  •    Trate os filhos com respeito. É fundamental tratar os filhos com o mesmo respeito dedicado aos amigos.
  •   Estabeleça rotinas familiares diárias, em cujo planejamento é imprescindível que haja a participação dos filhos.
  •     Estabeleça limites. Quanto menor for a criança, de mais limites ela necessita.
  •    Estabeleça regras. 3 ou 4 normas básicas e bem estruturadas. Quanto menos regras houver é mais fácil que a criança as cumpra.
  •   Deixe as crianças experimentarem as conseqüências de seus atos. Convém permitir que a criança aprenda com base nas próprias experiências. Permita que os filhos se responsabilizem pelas próprias vidas
  •     Seja consistente. Quando disser algo, cumpra; do contrário, não prometa nada.
  •     Seja claro nas mensagens transmitidas.
  •    Evite as cantilenas: fale pouco e de modo claro (no máximo, 10 palavras). A cantilena desgasta e a criança a longo prazo passa a não ouvir mais nada e não aprender. A palavra se desvaloriza quando é utilizada em excesso. Em certos casos, é melhor agir em vez de falar.
  •    Elogie o esforço, não apenas o resultado. Em um quadro relacione os progressos avançados pelos filos. Recompense o esforço diário.
  •     Constantemente, verifique a causa original de cada comportamento.
  •     Estabeleça metas a serem cumpridas a curto prazo; com os filhos, nada funciona a longo prazo.
  •    Não use métodos punitivos pois causam efeitos devastadores à auto-estima, podendo torná-los agressivo, com desejos de vingança.
  •    Utilize o sistema do “tempo para refletir” ao invés do castigo, para que os ânimos se acalmem. No caso de crianças pequenas, este tempo de refletir deve ser imediato à ação negativa.
  •     Busque em grupo a solução para os problemas (reuniões familiares).
  •    Certifique-se de que eles se sentem amados. Demonstre amor. O amor é expresso por meio dos comportamentos e dos atos cotidianos, e também de modo verbal e físico. Ex.: Digo e faço isso porque gosto de você!
  •    Proponha à criança opções limitadas. Ex.: Que pijama você quer vestir, o azul ou o verde? O que você prefere fazer primeiro, vestir o pijama ou escovar os dentes? Isso vai proporcionar a sensação de que também participa das decisões de sua vida.
  •    Tenha em mente a independência da criança. Assim que conseguir dominar uma habilidade a dica é permitir que elas o façam. 
  •    Dedique um momento a cada filho exclusivamente. Momentos individuais são a base para uma boa disciplina. A proximidade física é essencial neste momento.
  •   Transmita mensagens de aprovação. A cada duas mensagens de aprovação deve haver somente uma de desaprovação no máximo.
  •     Seja o exemplo vivo de seu filho, não diga palavrões, não fume, não faça nada que não quer vê-lo fazendo ou dizendo.
  •    Evite dizer “NÃO” a todo momento. Só diga quando houver um motivo concreto. Dizer “SIM” sempre que possível e “NÃO” sempre que necessário deverá ser seu lema.
  •    No caso de crianças pequenas, as birras são freqüentes. Neste caso, não preste atenção às birras. Retire-se e ignore o comportamento negativo. Quando a criança se acalmar diga-lhe que este comportamento não é aceitável.

“O ato de criar os filhos é um processo complexo, que não está isento de erros involuntários. É um caminho de crescimento, tanto para os pais como para os filhos”
“Dar limites absolutamente não se choca- nem é oposto, como muitos pensam- com dar amor, carinho, atenção e segurança”

Gente, o que tem pra hoje é isso!!!! Acredito que para ter um filho obediente, saudável mentalmente, amável, amado, respeitados é necessário ter regras, limites, é necessário ser disciplinado!!!! Uso este texto que criei baseada em alguns livros de educação infantil que são meus livros de cabeceira, meus amigos inseparáveis no trabalho e em casa. Leio e releio sempre....
Se sigo à risca tudo, se nunca erro, se sou a mãe perfeita??????????? Longe disso, muito longe disso, tenho a perfeita noção de que a teoria é muito diferente da prática, nem sempre temos filhos que se adaptam facilmente às dicas citadas acima e há filhos (acredito que a maioria) que nos desafia a todo momento.... Eu tento...eu tento seguir, sigo muitassss destas ferramentas a maioria do tempo! E sei que dão resultado! 
As mães dos meus pacientinhos já conhecem este texto, rs! 

Bjosssssssss no coração!

Ana Paula Soares


8 comentários:

  1. Oi Ana, adorei o texto!!Vou imprimir pra não esquecer e tentar colocar tudo em prática com o Davi.
    Tenha um final de semana lindo, tranquilo e abençoado ao lado da sua família.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, adorei as dicas. Estou estagiando com crianças de 9-11 anos e confesso que luto com essa questão de disciplina, estou imprimindo tuas dicas kkkk
    bjssssss

    ResponderExcluir
  3. achei o texto ótimo. porque amar é também dar limites. sempre acreditei nisso, e por isso que a Isa é uma criança ótima. Ela sabe que as broncas são também uma grande prova do quanto eu a amo e quero que ela seja feliz. bjo
    Paloma e Isa

    ResponderExcluir
  4. Ana, amei o texto.. vou imprimir para ler e reler sempre. Mas, você poderia dar o nome dos seus livros de cabeçeira, ne ? Vai ajudar bastante...
    bjão

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,amiga!!!
    Texto maciço e estimulante para qquer educador, seja pai e mãe, seja professor!!!
    Para mim foi de grande valia!!
    E pretendo muito, apesar dos erros inevitáveis, oferecer aos meus futuros (e breves) filhos essa educação que promove o amor e o respeito.
    Parabéns por tudo o que você é e por tudo o que nos ensina aqui!!!
    Ótimo fds!!!
    beijão!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi querida. Pois é, o texto é brilhante, pena que muitos paus nao seguem a cartilha.
    Aqui em casa é meio que seguir a boa educação! Eu gosto de ensinar coisas boas para meus filhos. Mas infelizmente.. vao pra escola e convivem com crianças mal educadas, sem noção de nada e a gente é que acaba passando fama de metida.
    Bjks !!!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto. Amar não é só deixar a criança fazer o que quer... É dar limites p/ que ela aprenda a viver! Como eu sinto falta da minha mãe e do meu pai me dando limites...rs

    ResponderExcluir
  8. Oiii Ana Paula, tudo bem?!

    Antes, gostaria de dizer que há muito queria comentar sobre as mensagens de acompanhamento de sua gravidez que aparecem no início do blog...são o máximo, muito interessante a forma de expor o que acontece semana a semana da gestação...muito legal! Parabéns!

    Parabéns tb pelas dicas acima!
    Considero o seu texto como uma cartilha, que bem poderia vir acompanhando o bebê ao nascer...rs

    Realmente, cumprir a risca é difícil...as vezes por eles, as vezes por nós! Mas o importante é que esses itens estejam em nossa mente e coração e se, por um acaso, algo fugir ao nosso controle em relação a atitudes impulsivas tomadas com nossos filhotes, que possamos nos valer deles para resgatar o respeito, admiração, a confiança e a compreensão de nossos (sempre) pequeninos.

    Se me permitir, gostaria de mencionar este texto do seu post em meu blog.

    Bjins

    ResponderExcluir