quarta-feira, 26 de maio de 2010

MEU FILHO É INQUIETO OU HIPERATIVO?



Muita gente confunde estas duas coisas e acaba dizendo que seu filho é hiperativo quando ele é somente agitado e desobediente...  qual a diferença entre a agitação natural das crianças e o transtorno de déficit de atenção?



Algumas crianças apresentam sintomas de desatenção e hiperatividade e estes sintomas podem ser considerados normais em crianças que acabaram de passar situações de estresse emocional ou conflitos familiares. Nesses casos, geralmente as manifestações são passageiras. O que os diferencia do transtorno de déficit de atenção é a duração do problema e a intensidade dos sintomas. 
Assim, deve-se ficar atento e verificar se a “agitação” é insistente – durando talvez mais do que alguns meses. Isso pode ser sinal de que a desatenção é provocada não por situações estressantes ou conflitos, mas por distúrbios mais profundos.




Principais Sintomas da Desatenção, Agitação

* Não consegue prestar atenção a detalhes ou erra por descuido em atividades escolares e profissionais;

* Não consegue manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
* Desatenção quando lhe dirigem a palavra;
* Não segue instruções e não termina tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais;
* Não consegue organizar tarefas e atividades;
* Evita, ou reluta, envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante;
* Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades;
* É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
* Apresenta esquecimentos em atividades diárias.


Principais Sintomas da Hiperatividade

* Agita as mãos, os pés ou se mexe na cadeira em excesso;

* Abandona a cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;

* Corre ou escala em demasia em situações nas quais isto é inapropriado;

* Não consegue brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer;

* Esta freqüentemente "a mil" ou muitas vezes age como se estivesse "a todo vapor";

* Fala demais.


Principais Sintomas da Impulsividade

* Freqüentemente dá respostas precipitadas antes das perguntas terem sido concluídas;
* Apresenta constante dificuldade em esperar sua vez;
* Freqüentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros.

O comportamento hiperativo interfere na vida familiar, escolar e social da criança. As crianças hiperativas apresentam muita dificuldade em prestar atenção e aprender. Como são incapazes de filtrar estímulos, são facilmente distraídas. Essas crianças podem falar muito, alto demais e em momentos inoportunos. As crianças hiperativas estão sempre em movimento, sempre fazendo algo e são incapazes de ficar quietas. São impulsivas. Não param para olhar ou ouvir. Devido à sua energia, curiosidade e necessidade de explorar surpreendentes e aparentemente infinitas, são propensas a se machucar e a quebrar e danificar coisas. As crianças hiperativas toleram pouco as frustrações. Elas discutem com os pais, professores, adultos e amigos. Fazem birras e seu humor flutua rapidamente. Essas crianças também tendem a ser muito agarradas às pessoas. Precisam de muita atenção e tranqüilização. É importante para os pais perceberem que as crianças hiperativas entenderam as regras, instruções e expectativas sociais. O problema é que elas têm dificuldade em obedecê-las. Esses comportamentos são acidentais e não propositais.


Dicas:
Se a escola levantou um problema, ele deve ser levado para um profissional competente que irá orientar a família no melhor caminho a seguir. O primeiro passo, em casos assim, é fazer um diagnóstico cuidadoso, onde se verificará o comportamento da criança em várias situações. Sempre considerando as várias possibilidades do que pode estar ocorrendo com ela.
Se ela apresentar Transtorno Déficit atenção e hiperatividade é muito importante, se for o caso, que ela use a medicação com a prescrição e o acompanhamento de um médico.
Caso não tenha o transtorno, outras questões podem surgir de modo a permitir entender o quadro e ajudar a criança do melhor modo possível. O importante é que ela seja ajudada em suas reais dificuldades. Só assim ela se sentirá compreendida. O que já será de grande ajuda.
Experimente atribuir uma tarefa pequena e rápida e insista delicadamente para que seja concluída. Em seguida, não deixe de agradecer e elogiar seu filho quando a tarefa tiver sido concluída.
Faça com que a criança participe de projetos que ela goste para ajudá-la a concentrar-se. Aprender a concentrar-se alterará sua resposta ao mundo, gradativamente. Lembre-se sempre de que, além de ter um desequilíbrio do sistema nervoso que transforma em tortura o simples ato de permanecer sentado, a criança hiperativa e inteligente entedia-se facilmente. Coopere com seu filho para ajudá-lo a realmente concluir um projeto. Concluir um projeto oferecerá uma idéia de competência e maior auto-estima. O domínio e conclusão de uma tarefa requer elogio. 



Ana Paula Soares

3 comentários:

  1. "Post" incrível, esse!!
    É muito comum as pessoas confundirem hiperatividade com inquietação mesmo.
    É preciso ter muito cuidado ao definir a criança, é um diagnóstico , no caso da hiperatividade, muito sério, somente podendo ser feito por um profissional específico mesmo.
    O meu irmão gêmeo sempre foi hiperativo.
    Na escola, o MAIOR problema era ele.
    E eu, em contrapartida, era toda quietinha, não entendia o comportamente dele...
    Mais tarde, dps de mtos anos, fomos descobrir que além da hiperatividade, ele sofria do transtorno bipolar. Juntos, esses dois "traços" o tornavam a pessoa mais "problema" do mundo.
    Não foi fácil, mas hoje, já adulto, ele faz tratamento, toma medicação e vive uma vida normal...graças a Deus!!!
    É um jovem bonito e extremamente inteligente.
    Aliás, por que será que QUASE todo bipolar é tão inteligente?
    Fernando Pessoa era um deles!!!=)

    beijão, Ana!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza !!! muitos pais confundem tudo... e me dá nos nervos acharem que criança sem educacao é criança hiperativa...

    Bjks e adorei este post, super informativo !!

    ResponderExcluir
  3. bom dia
    estou vivendo esse problema com meu filho,sao todos os sintomas juntos,como trabalho o dia todo
    to desesperada pois não tenho como leva-la ao medico e a escola dele não esta tolerando mais ele e ja chegou a falar em expulsão.

    ResponderExcluir